02
03/13

 

Como encontrar passagens aéreas mais baratas? Desmistificando o que muitos dizem por aí, não é preciso ficar sem dormir, sem comer, xingando a companhia aérea ou sequestrar uma aeromoça. Basta ter tempo e disposição, que você vai encontrar bons preços!

Vez ou outra dou consultoria para alguns amigos sobre compra de passagens aéreas, hotéis, pacotes turísticos, etc. Poucos sabem, mas já fui Agente de Viagens. Trabalhei três anos e meio numa agência, e como gosto muito dessa área desde pequeno, apesar de não trabalhar mais na área, sempre acompanho o que está rolando.

Bem, aí vão algumas dicas:

POR QUE OS PREÇOS DE UM MESMO VOO VARIAM TANTO?

Ao contrário de quando você viaja de ônibus, onde todas os preços são iguais, no avião existem as classes tarifárias. Não tem nada a ver com Primeira Classe ou Classe Executiva. Funciona melhor como um “leilão” de assentos dentro de um voo: quanto mais procuram um determinado dia/horário, maior o preço da passagem aérea. Por isso é quase impossível pagar um bom preço em feriados.

COMPRE PASSAGENS AÉREAS COM ANTECEDÊNCIA E PAGUE MENOS

Como tudo na vida, quanto antes você se programar, melhor. Comece pesquisar com no mínimo um mês de antecedência. Algumas companhias aéreas tem regras específicas, como um preço melhor para compras feitas pelo menos 28 dias antes da viagem. Ou seja, se você está pensando em viajar, veja o quanto antes.

AUMENTE O SEU FINAL DE SEMANA

Eu sei que às vezes você só quer um final de semana diferente numa cidade do litoral brasileiro ou um pouco de paz na Serra Gaúcha, mas sair sexta e voltar domingo muitas vezes não vai te render o menor preço. Sabe aquele dia que você ficou até mais tarde na firma, aquelas folgas acumuladas ou aquelas férias vencidas? Se você realmente quer uma viagem barata, peça uns dias no trabalho. Se você pensa em passar dois ou três dias num destino, pesquise ida/volta em diferentes datas, com mais dias no destino. As saídas no meio da semana (como terça e quarta) tendem a ter menos procura, e consequentemente ter um preço menor.


PESQUISE

A história das classes tarifárias (e do leilão) se aplica aqui: busque diversas datas. Desta forma, você pode encontrar voos que tiveram poucas vendas e as classes tarifárias mais baixas estão disponíveis. Quanto menos gente buscando a mesma data, melhor para quem quer viajar. Alguns sites de cias. aéreas indicam que se você sair um ou dois dias antes/depois da data que você escolheu, a passagem fica mais barata. Sites de busca de passagem, como Decolar.com, também fazem isso.

 

PROMOÇÃO! OFERTA! DESCONTO! OFF!

Sempre tem alguma companhia aérea fazendo promoção de passagens aéreas. O melhor, nesse caso, é acompanhar blogs de passagens aéreas ou as páginas no Facebook de cada cia. Aqui estão algumas páginas:
- Gol
- Tam
- Azul
- Avianca
Cada promoção tem regras muito específicas (taxa de alteração e cancelamento bem altas, saídas em determinadas datas, não acumular milhas, etc). Então, se você tem preguiça de ler, melhor ficar em casa.


QUEM VAI E NÃO VOLTA, PAGA MAIS

As classes tarifárias continuam agindo aqui. Ao comprar ida e volta, a cia. aérea combina as tarifas, deixando o preço mais agradável. Se você comprar só ida ou só volta, o preço geralmente é maior. Basta fazer o teste e ver quanto sai cada passagem individualmente.

 

QUAL É O MELHOR HORÁRIO PARA COMPRAR/VIAJAR?
Foi o tempo onde ficar esperando a madrugada era sinônimo de preço baixo. Corujão é muito old school e atualmente as companhias aéreas fazem suas promoções de fim de semana. Quanto ao horário da viagem, vai depender do dia. No meio da semana, em horário comercial, os preços são mais baixos. Fora do horário comercial, o valor aumenta.


Dica extra:
poucos sabem, mas dá para viajar no Natal e Réveillon por um preço um pouco mais amigável. Como? Viajando de madrugada! Quem passa faz a ceia ou a virada dentro do avião, paga menos, já que tem menos procura. E quem foi, diz que rola ceia e comemoração entre os comissários.

Dúvidas e outras dicas? Me diga nos comentários! ;D


2 comentários



  • Wallace Delfino

    Oi, passando pra cá oq falei ontem pelo twitter!!! Então, em setembro vou pro rio e ja quero comprar as passagens, encontrei elas por cerca de 590 reais a uns dias atras…mas n comprei logo, agora a passagem ja ta por um pouco mais de 700 e meu namorado queria ver se a gente encontrava pelo preço de antes, visto q estamos buscando com bastante antecendencia, mas to achando dificil q os preços baixem de novo. Será no período do rock in rio e sei q a procura é grande. Queria saber de vc, se vc acha q n devo perder tempo e comprar logo pelos 700 mesmo, ou se vale a pena esperar mais um pouco por um preço como o de antes… 590 reais tava excelente, visto q moramos em Natal. Aguardo sua resposta, abraço!

    • brunoernica

      Oi Wallace!
      Fica mais fácil responder por aqui!

      Você até pode encontrar as passagens pelo mesmo valor, mas isso vai depender da “classe tarifária”, se ela se esgotou ou não. Nesse caso, eu aconselho você a ligar pra cia. aérea (ou uma agência de viagens) e comentar sobre o valor que viu. Muitas pessoas, através de agências, fazem reservas de passagens aéreas enquanto decidem se vão ou não viajar. Aí, se a pessoa não fecha a viagem, a reserva cai e aquele valor volta ao sistema. Se você estiver numa “fila de espera”, pode ser que consiga comprar. Agora, se eles disserem que todas as passagens daquela classe tarifária estão esgotadas, o melhor a fazer é comprar esse que está cerca de R$ 700, que não é um preço tão alto e em breve os preços vão aumentar, por causa do Rock in Rio! ;)


© 2013 brunoernica.com                                                    Ilustração por Zé Mário.                                             Programação por Bárbara.